Talvez um dos maiores objetivos de todos nós seja alcançar a capacidade da resiliência. Como não sofrer tanto diante dos problemas? Como ser tão forte diante das situações onde a força se esvai? Porque tem pessoas que dão a volta por cima diante de cada cenário ruim inacreditável enquanto eu me sinto frágil e desiludido diante de coisas pequenas?
Primeiramente não se veja como alguém sem motivos para sofrer. Sofrimento não é algo que pode ser medido. Há pessoas que sofrem por coisas que você talvez ache bobo e vice-versa. A questão é: Se causa dor, é preciso amor para superar.
O amor que falo nada mais é do que o amor próprio. A capacidade de entendermos que é normal sentir pesar, desilusão e vontade de desistir. E saber que é preciso viver o choro. As lágrimas precisam ser derramadas. A diferença do resiliente está justamente aí: ele chora, remova a forças e vai à luta.
A resiliência trata-se da maturidade pra aceitar os percalços da vida e apesar deles continuar caminhando. E entender que tem coisas que precisam ser deixadas de lado e acima de tudo não ficar rejeitando a tristeza, porque ela é normal e precisa ser sentida quando chega.
Quer dicas para aprender a ser mais resiliente? Anote aí as que separamos para você e coloque em pratica. Com o passar do tempo você irá perceber que não só a resiliência aumentou , como também a sua força:
1. NÃO SE CULPE: sentimentos de tristeza são normais e querer desistir não lhe faz ser alguém fraco ou imaturo. Viva cada dor e chore quando sentir vontade. Aceitar tais sentimentos te ajuda a sair deles com mais rapidez e você dificilmente irá deixar um problema te afundar de vez.
2. NÃO COMPARE SEUS PROBLEMAS: O ser humano tem a mania de ver o problema dos outros e ficar comparando com os seus. Essa atitude não é saudável, porque se você ver que seu problema é pequeno diante dos outros irá se deixar cada vez mais triste. Aprenda que cada problema é um problema e traz consigo a sua dor que não é mais nem menos importante.
3. REFLITA: Tente lembrar outras vezes que você se sentiu assim também e que depois você resolveu e ficou tudo bem. Isso te ajudará a lembrar que tudo passa e essa sensação ruim não é permanente.
4. APRENDA A RECONHECER O QUE PODE OU NÃO SER MUDADO: Quantas vezes você já se deparou por sofrer por algo que nem estava ao seu alcance? Tem coisas que não dá para mudar, outras podemos dar um jeito e ainda há outras que nem jeito tem. Nesse contexto você tem que aprender quando pode fazer algo pra acabar com sua tristeza, quando tem que ter paciência para esperar e quando precisa entender que não há nada mais o que fazer. Assim você evita ficar ansioso ou sofrer por coisas que nem que você quisesse mudar conseguiria. Faz parte da vida.
5. TOME UM CHÁ DE CAMOMILA E FAÇA O QUE GOSTA: Nos momentos mais complicados ficamos ansiosos, tristes e literalmente desesperados. Em meio a toda a bagunça não deixe de cuidar de você e da sua saúde. Tome aquele chazinho antes de dormir, tome seu banho quente e assista algo que te faça sorrir. Se você conseguir relaxar por minutos já fara muita diferença. Se precisar escreva sobre seus medos, isso pode te ajudar a ver se de fato tem algo que você possa fazer e se não tiver isso te ajudará a sofrer menos e ficar mais motivado a superar o obstáculo.
Não é fácil cultivar a resiliência, isso já sabemos. Porém o que nos motiva é saber que não é impossível e que qualquer pessoa que está disposta a isso, com muita dedicação conseguirá alcançar a resiliência. Com o passar do tempo você verá que as dificuldades continuarão, mas que o seu comportamento diante delas mudará drastica e positivamente.
SÓ NÃO DESITA SE TENTAR, VOCÊ CONSEGUE!!!!

Comentários
Postar um comentário