Nunca fui muito boa em me expressar falando, então não sabia direito o que dizer para confortar a minha melhor amiga no momento mais difícil da vida dela: a morte de seu pai.
Ela está com sete meses de gravidez e esse ano fora muito difícil para ela, em todos os sentidos. O abandono da faculdade, pela descoberta da gravidez, a recusa de seus pais ao aceitar seu namorado, as mudanças, a nova vida de casada. Fora muita coisa para uma jovem de apenas vinte e um anos. Faz apenas dois dias que ela recebera a notícia da morte de seu pai: derrame.
Ontem fui ao velório e vê-la para saber como ela estava. Eu sei que é óbvio que ela não estava bem, mas eu precisava ver ela e estar com ela nesse momento. Sabe, me dei conta de que todos esses anos nunca fui tão boa amiga assim. Percebi que sou uma pessoa muito distante e definitivamente não sei expressar aquilo que sinto. Existe uma força muito grande dentro de mim que quer eu eu vá, mas eu fico. Não sei se alguém consegue compreender o que eu estou dizendo. A questão é que quando eu a vi não consegui dizer nada que a confortasse, então fiquei em silêncio e respeitei seu sofrimento.
Sabe, nem sempre ficar falando ajuda. Às vezes só queremos a presença de alguém e a confirmação de que não estamos sozinhos. Então fiquei com ela todo o tempo, e acredito que meu olhar disse muito mais do que mil palavras alheias. Descobri que é dessa maneira que eu transmito a sinceridade daquilo que se passa dentro do meu coração. Existem momentos em que precisamos chorar, ficar com a gente mesmo. E infelizmente muitas pessoas não conseguem enxergar essa necessidade nos outros. Ficar sufocando e dizendo palavras não ajuda a sarar a dor.
Há quem consiga dizer palavras que confortam, e há quem console com apenas um aperto de mão.
O importante é saber respeitar a dor de quem a gente ama e se expressar de todo o coração. Nós nunca saberemos o que é a dor de perder alguém que a gente ama, até perdermos. Mas ver uma pessoa importante da nossa vida sofrer, já nos ensina um pouco sobre essa dor.
Em alguns momentos me questionei se haveria realmente um Deus lá em cima, mas pedi perdão a ele, pois o sofrimento dessa vida não é culpa dele. Espero que Deus dê forças a minha melhor amiga, para suportar a dor da perda de seu pai, cujo ela amava tanto e que eu possa da melhor forma possível ser uma boa amiga e mostrar pra ela que estarei aqui pro que der e vier.
É como ela disse: " Se você tiver alguém que ame, mostre a essa pessoa enquanto ela tem vida, pois quando ela se for será tarde demais."
Nunca mais eu irei esquecer a imagem da minha melhor amiga beijando seu pai no caixão.
Nunca mais... :(
Comentários
Postar um comentário