Uma certa vez ouvi alguém dizer que o orgulho não passa de um reflexo vibrante da falta de autoestima. Confesso que nunca tinha pensado sobre isso, e nem sequer passou pela minha cabeça tal visão sobre o que é ter orgulho. Nós, seres humanos, na maioria das vezes perdemos oportunidades boas, só por conta desse velho orgulho. E digo isso principalmente no amor. Quantas pessoas que você já conheceu já fez o tão conhecido joguinho de orgulho com você? Quantas vezes você fez isso com alguém? Eu já fiz inúmeras vezes, e não me "orgulho" disso.
Depois de pensar tanto no que ouvi uma vez, finalmente cheguei a conclusão de que a pessoa tinha a total razão sobre aquilo. Por trás do orgulho, vive o medo. Quando temos medo de que algo não ocorra da maneira que imaginamos, quando não queremos nos decepcionar por quebrar a cara, nos vestimos de orgulho. E então nos privamos de certas alegrias que só aqueles que não tem receio em arriscar conseguem.
O orgulho é isso. Querer que as coisas aconteçam do jeitinho que queremos, sem aceitar meios termos. E para evitar que tudo dê errado, nos vestimos dele. Tolos. Somos todos incrivelmente tolos. Em primeira instância, você pode até achar que orgulho é uma autoestima muito grande, confiança, segurança e blá blá blá, mas em segunda instância, quando você pára para pensar direito, ele se resume em medo, insegurança e egocentrismo. Sim, egocentrismo,porque querer que as coisas não sucedam diferente daquilo que idealizamos, é pensar só na gente e no nosso bem estar. É ser egoísta e nem perceber isso.
Se você é orgulhoso também (porque eu sou, não posso negar), pode até estar discordando comigo, mas não pode negar que tudo aquilo que falei faz todo o sentido. Eu já não tenho mais aquela visão ilusória de que ser orgulhosa me proteja de ser feita de trouxa pelos outros. Estou jogando fora esta vestimenta que usei por tanto tempo, mas que nunca me levou a lugar nenhum.
Tenho certeza que todos ou a maior parte das pessoas orgulhosas, nem sabem porque estão sendo orgulhosas. Elas fazem esses joguinhos, mas não possuem nenhum objetivo. Caminham sem direção. E isso nunca dá certo. Ahh não dá mesmo.
Viva intensamente. Não deixe que orgulho te domine e te prive de experimentar as melhores sensações da vida.

Comentários
Postar um comentário