Quando estamos com Depressão ou ansiedade ou com os dois, passamos por longos períodos de questionamentos. É doloroso, difícil e quase que uma missão impossível achar uma luz no fim do túnel. Não importa quantos caminhos os outros nos mostrem, parece que nada mais faz o menor sentido pra gente. E isso quando alguém tenta nos ajudar, porque na maioria das vezes as pessoas só olham para você e acha que é mais um mal humor passageiro, uma tristeza passageira, lágrimas passageiras, frescura, fraqueza e falta de gratidão por tudo que tem ao seu redor.
Quando alguém fala do nosso lado que não quer morrer, que nunca quis isso até parece estranho. A gente se pergunta: "mas como assim?" Como é viver sem nunca ter questionado o porquê da vida, sem nunca ter desejado desistir dela?
Nos sentimos fora da caixinha. Um ET no meio de uma espécie totalmente diferente da nossa. Podemos até ter vergonha do que sentimos. Mas o que sentimos é decorrente da doença. Não escolhemos ter ela, ela surgiu pra gente como pode surgir para qualquer pessoa. E se você já tem uma carga genética para isso, nem precisa de muito não para se deparar com ela.
Minha psiquiatra disse algo para mim que não sai da minha cabeça. Ela disse: "Qualquer pessoa que tivesse passado por tudo que você passou teria desenvolvido um quadro de Depressão."
Eu meio que pensei: Então a culpa não é minha, eu não sou fraca por causa de tudo isso. Porque a culpa vive em mim todos os dias, e a cada troca de remédio que não causa efeito positivo, eu começo achar que sou eu mesmo relutando para não me sentir bem.
Se as pessoas soubessem 1% do que nós com Depressão e Ansiedade sentimos, pensariam duas vezes em dizer: Confia em Deus, tenha fé, pensa na sua família, tem pessoas piores que você, agradeça o que você tem e muito mais coisas piores do que isso. Cada palavra dita de forma impulsiva pode causar efeito reverso sobre uma pessoa que está cogitando tirar sua vida.
Na verdade ninguém tem que tentar nos motivar. Só queremos saber que alguém está do nosso lado e que realmente se importa com nossa dor.
Depressão não é frescura. Ansiedade não é frescura. Dói sim, e não sei na verdade quando vai passar, só sei que vai passar!

Comentários
Postar um comentário