Uma das coisas que mais preocupam quem tem Depressão, é como isso acaba afetando o namorado ou namorada. Já recebi muitos e-mails com esse tipo de relato e compreendo bem esse tipo de medo. A doença já é um cargo bem pesado e difícil de se lidar e superar, não precisamos ter que carregar mais um peso chamado medo.
Sei que não é fácil não ter medo de perder alguém por conta disso. Querendo ou não afetamos as pessoas que fazem parte da nossa vida, porque elas nos amam e sofrem quando sabem que não estamos bem.
A depressão é uma faca de dois gumes. Fere que tem, fere que convive com alguém que tem. Mas o foco é melhorar e não tentar fingir para o parceiro que está tudo bem com medo que ele vá embora.
Quem não tem Depressão não entende exatamente como a doença é na realidade, então é de livre arbítrio um indivíduo decidir se quer ou não conviver e construir uma vida com alguém que tenha. Todo mundo está suscetível a sofrer com isso um dia, mas isso não quer dizer que você vai se apaixonar por alguém que vai abraçar você e sua doença. Cada ser humano tem seus limites.
Se o seu namorado ou namorada é alguém de sua confiança mesmo, que você divide a sua vida, você precisa desabafar. Deixe bem claro como estão as coisas. Só existe duas possibilidades: Ele vai tentar te ajudar de alguma forma ou vai se afastar.
Uma coisa muito importante é saber escolher as pessoas que vão fazer parte da sua vida. Você não pode viver com alguém que te abandona sempre que você está em uma crise e te trata bem depois que ela passa. Você precisa se rodear de quem te deixa confortável o bastante para rir e principalmente chorar.
Todo relacionamento tem seus riscos. E mesmo que você não tivesse Depressão, outros problemas te levariam a ter medo de perder o outro. Faz parte da vida.
A doença é difícil, às vezes podemos até maltratar alguém que amamos, sem perceber. Se você sabe que precisa de ajuda, então peça. Cuidar de si mesmo mostra que você ama as pessoas da sua vida.
Da mesma forma que recebo mensagens de quem tem Depressão com medo de afetar o parceiro, recebo e-mail de pessoas que dizem que o parceiro tem Depressão e que quer ajudar.
Por isso reforço como é doloroso para ambos. Mas quando você aceita que precisa de ajuda, fica mais fácil lidar com a situação. Difícil é quando passamos pela fase da negação, quando não aceitamos ajuda.
Aliás, se alguém te deixar porque você sofre com Depressão, não sinta isso como algo que tem a ver com quem você é. Você é incrível apesar das dificuldades que enfrenta com a doença. Você merece ter ao lado quem está disposto a dividir as alegrias e acima de tudo a as tristezas.
Então, o que posso dizer é que se você está sofrendo e está se preocupando em como essa dificuldade vai atingir seu companheiro, isso é sinal de que você está consciente da situação e está na hora de lutar para vencer a doença. Lutar ao lado de quem ama se torna menos difícil do que já é por si só.
A depressão não é sua personalidade. É uma doença como qualquer outra que requer cuidados para melhorar. Não se olhe com desprezo nem com falta de amor próprio.
Não podemos negar que ela pode sim atrapalhar nas relações interpessoais da nossa vida, mas se nos tratarmos de forma certa, será mais acessível driblar essas dificuldades.

Comentários
Postar um comentário