Você está dormindo bem? Como tem sido suas noites de sono? Você já sentiu aquela necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo a ponto de olhar para o relógio e perceber que o tempo passou e você nem sequer está com vontade de dormir?
Pois é, isso é normal acontecer. Ou sentimos insônia quando estamos preocupados demais, tristes, desanimados ou quando queremos aproveitar o tempo que temos e o pensamento acelerado toma conta da gente. Sei bem como é isso.
Final de semana, por exemplo, sem querer eu acordo muito cedo. Nem precisa colocar alarme. E de noite, viro a madrugada. É como se eu sentisse que não fosse aproveitar meus dois dias de folga e acabo ficando mais acordada e alerta do que me dedicando a efetivamente descansar.
Dormir bem faz uma enorme diferença na nossa saúde. Quando estamos cansados não conseguimos fazer as coisas com a mesma energia. Podemos ficar irritados com facilidade e até tristes. Nosso corpo implora por descanso, mas nós vamos deixando para depois, e um dia o depois chega querendo ou não, e ele chega com uma carga muito grande, quando já estamos no limite e isso não é nada bom.
Sabe quando você vira de um lado para o outro na cama? Vê as horas passarem e chega dá um desespero? Isso é ruim e parece que nada que a gente faça ajuda. Bom, a primeira coisa que passo a observar é o comportamento do meu corpo em relação ao cansaço.
Tem dias que estou exausta e antes eu insistia em superar isso e continuar alerta para assistir filme e continuar aproveitando meu tempo. Hoje eu respeito minha exaustão. Eu durmo mesmo. Deixo tudo de lado e vou descansar.
Nos dias em que não estou tão cansada, não costumo fazer muitas coisas, mas eu gosto de tomar um leite quente antes de dormir ou um chazinho. Também gosto de ler e embora alguns digam que não é bom assistir algo antes de deitar eu amo assistir Friends, que é minha série favorita.
Simplesmente deixo a série rodando. Me traz paz e acredito que isso me ajuda a relaxar antes de dormir.
Dependendo também do meu nível de insônia, gosto de meditar antes de dormir ou fazer hipnose. Aliás, vou deixar aqui o link de uma aula que eu amo fazer, logo abaixo.
Nem sempre consigo vencer essa agitação, mas percebo que na medida que controlo mais a Ansiedade, controlo também a qualidade do meu sono. E sinto nitidamente como dormir bem faz a diferença. Afinal, eu trabalho com esforço mental, de certa forma, e mais do que tudo preciso cuidar da minha saúde para me manter firme e forte nessa luta.
E dormir não tem a ver só com horas e horas. É a qualidade. Porque é fácil pegar no sono, dormir e quando acordar sentir como se nem tivesse deitado, para falar a verdade. E isso é horrível.
O que vocês fazem para ajudar com a insônia? Faço poucas coisas, como já disse e são bem simples. Quem conhecer receitinhas caseiras compartilhe aqui que eu vou amar testar. Aliás vou testar algumas também e trazer meu relato.
#juntosSomosMaisFortes

Comentários
Postar um comentário