Boa tarde pessoal. Como anda essa quarta de vocês? Tranquilo? O que você tem feito para se manter saudável emocionalmente nessa quarentena?
Cada dia que se passa eu vou aprendendo a como lidar com toda essa a situação pela qual nem eu e nem ninguém tem controle, e a lidar comigo mesma.
Se focarmos demais naquilo que não podemos mudar e nos problemas, com certeza tudo vai se tornar ainda mais difícil do que já é.
Nesse post de hoje, separei algumas coisas que tenho feito para cuidar mais de mim nesse período e me manter com saúde mental para não sair do controle, afinal é um momento duro mesmo, que estamos vivendo e se não olharmos com mais carinho para dentro de nós mesmos iremos adoecer, não só física mas emocionalmente.
Então decidi compartilhar algumas dicas que tem me ajudado bastante. Espero que gostem:
- Todo mundo vem falando nisso e reforço, pois realmente faz a diferença. Exercite-se! Eu faço exercícios todo dia, em casa mesmo, danço, faço o que tiver aí meu alcance. Não precisa ficar horas treinando, todo dia pelo menos vinte minutinhos já faz toda a diferença.
- Comece a cuidar da sua alimentação. A preocupação e a ansiedade na maioria das vezes faz com que você coma de forma compulsiva, que é o meu caso. E a vontade de comer fast food e doces, aumenta descontroladamente. Então pare e comece a comer comida de verdade, pois ela sim te ajuda a manter a saúde do corpo e da mente em dia.
- Use o seu tempo para fazer coisas boas para você. Leia, escreva, assista série, filmes, limpe e organize suas coisas. Dê mais atenção aquilo que antes, por falta de tempo,você não conseguia. Isso é libertador e você se sente útil.
- Pare de ficar focando nos problemas e pense na solução. O amanhã é algo incerto. Cuide do hoje, planeje é claro, mas sempre com os PÉS no chão.
- Medite: Tire meia hora do dia para meditar, se conhecer, e desacelerar. É normal o tédio e a vontade de sair e voltar a vida normal te deixar triste, desanimado e sem esperança. E meditar é simplesmente se desconectar dos pensamentos e dar um tempo de paz para sua mente e seu corpo.
- Mantenha contato com as pessoas que você ama mesmo que distante. Converse, brinque, fale, assim seu coração vai se manter tranquilo e em paz. Focar no fato de que está longe dessas pessoas por conta de tudo isso que estamos vivendo só vai trazer mais sofrimento. Lembre-se que isso é passageiro e a distância nessa hora é sinônimo de cuidado e amor.
- Não seja cruel com você. Quem nunca se cobrou demais? Se abandonou? Deixou de cuidar de si mesmo por achar que nada mais tinha sentido? Não faça isso, você precisa ser mais compreensivo consigo mesmo. Se você não estiver bem, como vai conseguir cuidar de quem ama?
Sabe, antes de mais nada não esqueça que para cuidar da sua família e de quem é importante você precisa estar bem, e isso demanda cuidar de si mesmo. É normal querermos deixar o outro sempre como prioridade, mas é mais normal ainda esquecermos que não adianta nada se ficarmos doentes, seja física ou emocionalmente, pois sem saúde não seremos capazes de nada.
Nessa quarentena aproveite para aprender a cuidar de você. Assim como você ama ver que mas bem, eles também ficam felizes sabendo que você está bem.

Comentários
Postar um comentário