A nossa mente, é o nosso maior inimigo ou o nosso maior aliado. A posição que ela ocupa frente a nossa vida, depende de nós mesmos. Não quero afirmar que alguém que enlouqueceu, por exemplo, enlouqueceu por que quis. O controle da mente que quero mostrar, não está concentrado nesse sentido. Quero dizer que, quando nós nos preocupamos mais com nossa saúde mental,quando damos mais importância a ela do que qualquer outra coisa na vida, melhor vivemos. A paz começa dentro da gente. Quando cuidamos da nossa mente, cuidamos de nós mesmos, e evitamos futuros problemas que podem até tirar a nossa capacidade de autonomia.
Você pode observar. Uma pessoa que está bem consigo mesma e mentalmente, consequentemente apresenta maior resiliência e enfrenta melhor os obstáculos da vida. Não importa o quão difícil esteja a situação dela, ela não se deixa abalar tão facilmente. Aí você me pergunta: quer dizer que quem tem saúde mental não sofre, não sente dor? Sim, ela sofre. Sim, ela sente dor. Mas a maneira como ela encara essa dor e esse sofrimento é diferente. Porque estar com a mente sã, é mostrar-se mais forte do que qualquer pessoa que tenha uma tonelada de músculos e força física. Devo ressaltar que nessa batalha da vida, quem vence não é quem tem força nos braços, mas quem tem forma no espírito. Quem tem força na mente.
Será que podemos cultivar essa força? Com certeza. Ninguém nasce tão inteligente emocionalmente. O correto é aprendermos isso ao longo da vida e com as experiências ruins que vão acontecendo com a gente. O que mais adoece a mente das pessoas é privar-se de sentir. Como assim? Se você quer chorar, chore. Se quer gritar, grite. Se quer sorrir, sorria. As pessoas vão se privando de simples coisas. Vão guardando sentimentos e sensações ruins dentro delas, e consequentemente vão sobrecarregando sua mente, e o pior: sobrecarregam com coisas inúteis. Com coisas ruins que só fazem mal a elas mesmas.
Você não deve nutrir pensamentos negativos, porque o seu cérebro vai se acostumando a isso e chega o dia em que ele vê essa situação como normal para você. Como algo bom. E é por isso que muitas pessoas perdem o controle de seus pensamentos e ficam mentalizando coisas muito ruins o tempo todo. Você precisa reeducar seu cérebro. Substituir seus pensamentos ruins por bons pensamentos. Isso é o primeiro e mais importante passo para você se tornar emocionalmente forte e consequentemente conquistar uma mente sã.

Comentários
Postar um comentário