Vamos falar de mudança? Hoje quero falar um pouco sobre como mudar o pouco te ajuda a mudar o muito. Às vezes o mudar parece ser tão difícil, porque a gente só pensa em mudar coisas grandes demais, só que o segredo está aí: é com pequenas mudanças que você move as mudanças maiores na sua vida.
Vamos supor que você quer ter uma vida saudável, fazer exercícios e comer bem. Você concorda que mudar sua rotina de repente para alcançar isso é sim difícil não é mesmo? Talvez no primeiro dia, ou na primeira semana você consiga, mas uma hora você desiste porque o corpo grita pra voltar aos maus hábitos antigos.
Então que tal fazer exercícios três vezes na semana, você escolhe o dia. Caso seja sedentário, comece com vinte minutos. E estimule uma meta, por exemplo, "quero ficar um mês fazendo vinte minutos de exercícios pelo menos três vezes na semana".
E vai seguindo seu objetivo. Na medida em que você vai se acostumando com a nova rotina, aumenta a frequência ou o tempo do treino. É tudo questão de persistência.
Quando você estiver habituada a fazer sua atividade física, comece a fazer pequenas alterações na alimentação. Que tal ficar uma semana sem refrigerante? Ou que tal só comer doce uma vez na semana? Não fique cortando tudo e se machucando pra tentar alcançar uma mudança drástica rápida. Isso não ajuda.
Se você é como eu era,que acorda sem fome e pula o café da manhã, ou quando come prefere coisas gordurosas e nada saudáveis, que tal começar a mudar o seu café da manhã.
Eu, por exemplo, me prontifiquei a acordar vinte minutos mais cedo para comer um ovo mexido, metade de uma fruta e café preto.
Parece fácil mas eu não acordava com fome de jeito nenhum, me levantava bem cedinho e só ia comer lá pras dez e meia da manhã, e só uma frutinha.
No início foi difícil e ainda tem dias que como se fome nenhuma, mas percebi que dar mais atenção ao meu café da manhã me deixa preparada para enfrentar os estresses do dia. E já virou rotina esse bom hábito.
Outra dica é reduzir o açúcar. Quantas vezes já ouvimos que o açúcar é tão viciante quanto a cocaína não é mesmo? E isso é verdade viu, ficar sem ele desequilibra tudo em você, sei bem como é.
Para tentar pelo menos reduzir o consumo, troquei o açúcar branco pelo adoçante. E só como o açúcar quando tenho vontade de um chocolate ou biscoito. Mas evito ao máximo. E sim, estou tentando substituir o chocolate tradicional pelo 60% cacau. Já é uma começo né?
Se proponha a colocar uma fruta ou duas na sua rotina. Se você detesta fruta, experimenta e escolha pelo menos uma. Inclua verduras e legumes.
Para quem não gosta ou não tem hábito de comer, escolha algo que você já gosta e prepare como você gosta. Quando você começar a se adaptar ao novo cardápio, vá adotando a preparação para uma versão mais saudável.
A forma como você encara seu dia nos primeiros minutos também muda tudo. Antes eu acordava e já ia pras redes sociais, via notícias e ficava mais ansiosa e triste.
Hoje, a primeira coisa que faço é colocar um podcast motivacional, e escuto enquanto tomo meu café, sem me distrair com nada mais, só o podcast. Depois disso, antes de sair para trabalhar medito dez minutinhos.
E essas mudanças eu fui fazendo devagar, sem pressa, uma por uma, quando fui perceber já tinha mudado muita coisa. E sim, esses bons hábitos que me ajudam a enfrentar a crise de Depressão e ansiedade.
Experimente mudar algo. Pense agora, o que eu queria aprender ou alterar na minha rotina? Pensa em uma coisa só. E se proponha a fazer durante uma semana, quando perceber já vira sua rotina e com o passar dos dias você percebe como essa rotina boa faz bem a você.
Sempre que você começar a se adaptar a uma mudança, faça outras.
Escreva em um papel quais coisas você mais quer mudar. E vá tentando uma de cada vez, até conseguir alcançar todas.
Não se foque em querer mudar o mundo. Mude o seu mundo.

Comentários
Postar um comentário