Pular para o conteúdo principal

Depressão: 6 frases que você nunca deve dizer

 


Resolvi escrever um texto, destacando as principais coisas que as pessoas falam para alguém que sofre com Depressão. Coisas boas? Nem de longe. São frases que particularmente me irritam, e ao invés de me ajudar, só me colocavam para baixo, reforçando cada vez mais meus sentimentos negativos com relação a mim mesma e minha própria vida.

Não julgo quem não entende o problema, pois só quem sente a dor é capaz de compreendê-la. Mas enfatizo a importância em ter cautela com relação ao que você diz para alguém que está dentro de uma crise. Eu mesma já cheguei a ouvir “Você não sabe viver” de um amigo próximo, e isso só me deixou mais agoniada na época e maximizou minha vontade de acabar com minha própria vida, pois me convenci, de fato, de que não era capaz de nada, que era simplesmente um erro e que jamais deveria ter nascido. Felizmente, hoje já não sinto mais isso e reconheço o quanto estava enganada. E também espero que um dia você dê a volta por cima, assim como eu.

Enfim, reuni seis frases mais ouvidas por mim e que, possivelmente, você já deve ter ouvido também. Vamos ao que interessa?

1. “Há pessoas bem piores que você”

Creio que essa é a pior de todas as frases, e eu já ouvi inúmeras vezes. A intenção é fazer você enxergar o quanto sua vida é boa, à medida que você reconhece que tem pessoas em situações bem piores, mas com alguém que tem depressão isso ocorre com efeito contrário, ou seja, você se sente pior, porque se sente culpado por reclamar da sua vida enquanto tem pessoas sofrendo ainda mais, por razões diferentes.

2. “Isso está na sua cabeça”

Geralmente essa frase vem acompanhada de um “Você tem que dominar seus pensamentos”. Como se isso, por si só, fosse acabar com nossa vontade de sumir do mundo. A dor que um indivíduo sente decorrente da Depressão é pior do que a dor física de um corte feito na pele. Então nunca diga que é coisa da cabeça da pessoa, pois ela sentirá que você menospreza seus sentimentos, e se sentirá cada vez pior.

3. “Isso é só para chamar atenção.”

Se quiséssemos chamar atenção, então por que escolheríamos sofrer para isso? Em nenhuma hipótese, o indivíduo com Depressão quer chamar atenção dos outros, muito pelo contrário, já que a tendência é que ele se isole cada vez mais. Suas atitudes transparecem o quanto precisam de ajuda e é isso que devemos fazer: oferecer ajuda.

4. “Você tem que arranjar um emprego”.

Como se aquela dor imensa fosse desaparecer com uma profissão. As pessoas não entendem que a Depressão advém de diversos fatos isolados que se misturam e acumulam sentimentos negativos na pessoa que sofre. Claro que perder um emprego pode deixar alguém muito deprimido, em primeira instância, mas isso não é a única razão do sofrimento dessa pessoa. Trabalhar ajuda a ocupar a mente e distrair a cabeça, por isso é ótimo para quem sofre com essa doença, mas quando a crise está forte, a pessoa não quer nem sair de casa, quanto mais trabalhar. Então nunca diga isso, pois fará com que ela se sinta inútil.

5. “Deixe de ser preguiçoso.”

Ninguém merece ouvir isso. Se não quisermos mais sair de casa, nem da nossa cama. Se não quisermos fazer mais nada, nem falar com mais ninguém. Se perdermos o total interesse pela vida… não é por preguiça, é Depressão.

6. “É maluco”.

Quantas pessoas já disseram isso, já perdi as contas e tenho certeza que você já ouviu isso de alguém também, mesmo que não fosse diretamente para você. É por esse preconceito que muitos comentem o erro de não pedir ajuda profissional, porque pensam: “Vão achar que sou maluca se eu for para um psicólogo”. Depressão não é loucura. Passa bem longe disso.

Espero que tenham gostado do texto, e por favor, se esforcem para não se importar com essas pessoas que falam palavras que por vezes te machucam. Elas não sabem a dimensão daquilo que dizem.

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato pessoal: Como estou me sentindo tomando Ansiodoron

  Para quem não sabe, o Ansiodoron é um tipo de remédio natural que auxilia no tratamento de ansiedade e problemas com insônia. Há vinte dias eu disse que iria começar a tomar ele e depois diria como tenho me sentido e resolvi falar um pouco sobre, porque já tenho visto alguns sinais benéficos. Para quem nunca me leu, eu fui diagnosticada com Depressão profunda e Transtorno de Ansiedade Generalizada há quase dois anos. Fiz todo o tratamento psiquiatrico e hoje não tomo remédio.  Minha decisão de tomar o Ansiodoron foi baseada no fato de que tenho tido muita dificuldade de lidar com a ansiedade generalizada. Embora ele não seja voltado para tratar esse nível de ansiedade, com ele vi uma espécie de suporte que eu poderia estar usando para me auxiliar.  Pois bem, comecei uma rotina de exercícios físicos em casa mesmo, e tentei melhorar minha alimentação ( ainda é um grande desafio). Tudo isso para somar com o Ansiodoron, porque ele não faz milagre.  No começo eu tomava ...

Minha única experiência com a CVV #relato pessoal

Você já ouviu falar sobre a CVV, ou melhor, o Centro de Valorização da Vida?  Esse centro é voltado para ajudar pessoas que pensam em suicídio ou que estão mal de alguma forma. Você consegue conversar com alguém e buscar apoio emocional através de chat, por exemplo. Mas hoje não vou me aprofundar sobre o CVV, vou apenas falar minha opinião sobre isso como alguém que um dia precisou dessa ajuda. Em primeira instância, eu acho maravilhoso ter um projeto como esse, afinal são muitas pessoas sem a possibilidade de fazer um tratamento psicológico e um apoio emocional faz toda a diferença. Eu não sei se algum de vocês, meus leitores, já foram ajudados por alguém da CVV, mas na época que fui atrás deles eu me frustrei muito e recentemente fui na curiosidade de novo para saber se o problema persistia. Sabe qual o problema? A grande fila de espera. Você passa horas na fila do chat para conseguir atendimento. Eu esperei tanto na primeira vez e quando fui atendida eu senti que era ...

Como você faz para ser tão forte?

Há uns dias atrás recebi um e-mail de uma pessoa me perguntando como eu era tão forte. E eu não sabia nem como responder isso. Não me vejo assim tão forte, embora eu saiba que exista uma força dentro de mim maior que eu, que pode tanto me ajudar como me ferir. Mas isso todos nós temos, só não temos ideia  do tamanho da dimensão de tudo isso. Acredito que o fato de eu reconhecer minhas fraquezas e limites é o que me faz me manter firme e enfrentando a vida, apesar de todos os obstáculos. Nós temos o costume de nos esconder, principalmente quando não estamos tão bem assim. Eu já fiz muito isso e em alguns momentos faço. Mas quando vejo que não está tudo bem de verdade, eu procuro entender e encontrar o que eu posso fazer para sair disso. Converso com quem confio, olho com mais carinho para mim mesma. Tem dias que são tão difíceis que parece que dessa vez nós vamos aguentar. Mas o que ajuda a superar é justamente isso. É você olhar para si mesmo e reconhecer que você não es...