Quando você se afasta do trabalho para tratar uma Depressão profunda, você não se afasta de uma coisa: sua vida pessoal. As pessoas ao redor se esquecem que você está em tratamento e acham que você está de férias. Então se você deixar, vão continuar jogando o fardo todo pra você, e se brincar, em dobro de tamanho, simplesmente porque você está "livre".
E ninguém gosta de toda hora ter que ficar falando: "Estou de auxílio-doença", "Estou em tratamento", só para ver se o mundo se toca e deixa você em paz cuidando do que mais importa: a sua saúde mental. E o cenário fica pior se você continua fazendo as coisas, e moldando sua rotina para melhorar. Porque aí sim o mundo pensa que você já está melhor de fato. Só que o buraco é muito mais embaixo.
Ninguém quer saber como você está de verdade, se está se sentindo menos deprimida. Se precisa de alguma ajuda para cuidar da sua saúde. Cada um vive no seu próprio quadrado e há aqueles que ainda acham que tem a liberdade de jogar seus problemas para você resolver.
Estou cansada das pessoas me perguntando quando vou voltar a trabalhar, ao invés de perguntar se eu já me sinto melhor para voltar ao trabalho. Há quem ache que precisei dar um tempo simplesmente porque estou estressada e nem perco meu tempo tentando explicar nada, porque eu sei que seria pior. As pessoas só querem saber do que desejam.
Parece que seu problema é seu, mas o dos outros é seu também. Se você ficar deprimida a ponto de não comer, ninguém vai se mexer para te levar comida. Essa é a realidade. Meio que você depende exclusivamente de você para melhorar, porque nem os médicos te dão um bom suporte para isso. Ninguém vai olhar para você acabada e largada e sentir que algo está errado e tentar te ajudar, muito pelo contrário, vão te julgar como folgada e desleixada.
Uma das piores partes de se ter Depressão é viver com pessoas que preferem fingir que tudo está bem e não olhar pro lado, só para si mesmo. Você se cansa de tentar mostrar que não está bem, porque ninguém se importa. A vida continua, só a sua que não entende? E ninguém vai parar sua própria vida para te ajudar a continuar a sua.
Não existe reciprocidade. Principalmente se você convive com pessoas que nunca passaram por esse turbilhão de sofrimento chamado depressão. É um saco saber que é uma das doenças que mais matam no mundo e ainda sim é tratada com tanto desdém.
Eu me vi tão sozinha nessa escuridão. Melhora para você ver se as pessoas não se tornam mais abertas. Aliás, quem disse que você melhora quando quer? É o mesmo que dizer que você ficou doente porque quis. Ninguém quer isso. Ninguém quer acordar todos os dias com medo e tristeza, sem vontade de viver. Ninguém quer chorar todas as noites só de pensar que um novo dia está para nascer. Ninguém quer se sentir vazio, frustrado e inútil. Mas o mundo pensa que ficamos assim porque queremos.
Essa fase de Depressão que me encontrei nos últimos dois anos, me fez sentir muita revolta. E não, eu não quero que me tratem feito coitada porque estou numa fase ruim. Mas não quero que me tratem como uma qualquer que tem frescura e não tem garra e determinação para nada. Tudo isso cansa sabe. Por isso é muito importante você se cuidar somente por você. Pensando em você não haverá decepção. Porque ninguém realmente vai poder te salvar se você não desejar isso. E adivinha? Se você esperar alguém te salvar, sinto dizer, que não irá aparecer ninguém.
Quem tem um suporte emocional para lidar com as crises de Depressão pode ter certeza que tem muita sorte. Eu sei bem que não é fácil lidar com alguém que está passando por isso, principalmente quando você nunca teve Depressão, mas a empatia ajuda muito. Sentimos quando alguém realmente se importa, mesmo que não saiba bem o que fazer para lidar com a situação.
Hoje eu só queria pedir por mais empatia. o mundo está egoísta demais.

Comentários
Postar um comentário