Pular para o conteúdo principal

5 coisas que acabam piorando um quadro de Depressão

Hoje vou aproveitar que tive um dia mais positivo em relação ao meu quadro de Depressão e decidi escrever sobre algumas coisas que eu acabei fazendo e que me deixaram cada vez pior. A minha intenção é que você lute ao máximo para evitar cada uma delas, a fim de que seu quadro de Depressão também apresente melhora. 

Claro que é natural que acabemos fazendo algumas coisas, já que a doença nos deixa mais frágeis e vulneráveis, além de que perdemos a vontade de fazer qualquer coisa. Mas uma vez que temos consciência dos nossos comportamentos, podemos criar alertas que nos ajudem a evitar coisas que nos prejudiquem, e assim caminharmos mais rápido para a cura. 

A primeira coisa que acabamos fazendo quando estamos iniciando um quadro depressivo é o isolamento. Aos poucos vamos inventando desculpas para não ver amigos, familiares ou para não aparecer no trabalho, na escola e em qualquer lugar que costumávamos ir. Vamos deixando de lado toda possibilidade de contato com outra pessoa, e quando menos percebemos estamos presos em casa, sem fazer nada, sozinhos e cada vez mais deprimidos. E quando pensamos em tentar sair, a ansiedade aparece e gera um pânico que até então nem sabíamos que tínhamos.

A segunda coisa que fazemos é deixar de ter rotina. Uma vez que deixamos de lado nossa vida social, naturalmente todo o resto acaba ficando bagunçado. Você deixa de ter hora para acordar, dormir, comer. Aliás, podemos tanto deixar de comer como comer demais para aliviar a sensação angustiante dos pensamentos negativos que a Depressão acaba nos gerando.

Deixamos de ver a luz do dia. Essa é a terceira coisa, com certeza. Ela poderia se encaixar na questão do isolamento, mas preferi dar ênfase aqui porque é muito comum isso acontecer e é uma das coisas que mais afetam uma pessoa com Depressão. No meu caso eu acordava, ia tomar café, depois voltava pro quarto e ficava lá o dia todo na escuridão. Não sentia vontade de mais nada, e essa falta de rotina fez com que meu corpo não soubesse mais quando era dia e quando era noite. Então isso me levou a problemas para dormir e o desenrolar isso você já deve imaginar não é mesmo?

Portanto eu reforço: Acorde e vá até uma janela ou lugar claro. Fique uns dez minutos na luz da manhã. Aos poucos você vai começar a ter mais energia e você pode ir adicionando tarefas que te deixam mais em contato com a luz do dia. Reorganizar seu corpo ao ciclo cicardiano vai te ajudar a melhorar da depressão.

A quarta coisa que costumamos fazer é deixar de comer ou comer só o que tá na nossa frente. Como vamos perdendo a vontade de fazer tudo, fica muito difícil levantar em um dia que você está muito deprimido e ir para a cozinha preparar qualquer refeição. Tente separar um tempinho da semana só agora cozinhar. Monte marmitas, assim quando você não tiver afim de comer, independente do motivo, a comida já tá pronta na geladeira. É só você pegar, esquentar e comer, mesmo sem vontade.

Estabeleça horários para as refeições e não pule nenhuma. É de fundamental importância manter o corpo bem alimentado e nutrido, para que nosso quadro depressivo não regrida ou apresente piora. 

A quinta coisa que eu fiz muito e não me ajudou em nada, foi ficar fazendo várias coisas ao mesmo tempo só para tentar fugir dos pensamentos ruins que eu estava tendo. Isso causa uma exaustão mental que nos paralisa. O que quero dizer é: se você vai comer, preste atenção na comida, não vá pra frente de uma televisão. Tire um tempo pra fazer exercício físico e foque em você, bote o celular em modo avião e não responda nem resolva problemas enquanto está fazendo atividade física. Quando for fazer algo, foque nesse algo. Aprenda a acalmar sua mente pois isso faz toda a diferença.

Eu poderia listar inúmeras coisas, mas essas são as que eu fiz com mais frequência e que me fizeram afundar cada vez mais no meu quadro depressivo. Atualmente, me observando muito, tenho cuidado mais de mim e aprendendo a ouvir os sinais que meu corpo dá quando não está se sentindo bem ou quando pode entrar em uma crise de Ansiedade.

O importante não é como nem em quanto tempo você supera uma depressão. O importante é entender que você está doente e que pode reverter seu caso. Que pode voltar a sorrir. É importante que você primeiramente deixe de se julgar e se menosprezar. Se você não der o primeiro passo para a vitória, ninguém dará por você. Você é capaz de voar, não se esqueça disso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato pessoal: Como estou me sentindo tomando Ansiodoron

  Para quem não sabe, o Ansiodoron é um tipo de remédio natural que auxilia no tratamento de ansiedade e problemas com insônia. Há vinte dias eu disse que iria começar a tomar ele e depois diria como tenho me sentido e resolvi falar um pouco sobre, porque já tenho visto alguns sinais benéficos. Para quem nunca me leu, eu fui diagnosticada com Depressão profunda e Transtorno de Ansiedade Generalizada há quase dois anos. Fiz todo o tratamento psiquiatrico e hoje não tomo remédio.  Minha decisão de tomar o Ansiodoron foi baseada no fato de que tenho tido muita dificuldade de lidar com a ansiedade generalizada. Embora ele não seja voltado para tratar esse nível de ansiedade, com ele vi uma espécie de suporte que eu poderia estar usando para me auxiliar.  Pois bem, comecei uma rotina de exercícios físicos em casa mesmo, e tentei melhorar minha alimentação ( ainda é um grande desafio). Tudo isso para somar com o Ansiodoron, porque ele não faz milagre.  No começo eu tomava ...

Minha única experiência com a CVV #relato pessoal

Você já ouviu falar sobre a CVV, ou melhor, o Centro de Valorização da Vida?  Esse centro é voltado para ajudar pessoas que pensam em suicídio ou que estão mal de alguma forma. Você consegue conversar com alguém e buscar apoio emocional através de chat, por exemplo. Mas hoje não vou me aprofundar sobre o CVV, vou apenas falar minha opinião sobre isso como alguém que um dia precisou dessa ajuda. Em primeira instância, eu acho maravilhoso ter um projeto como esse, afinal são muitas pessoas sem a possibilidade de fazer um tratamento psicológico e um apoio emocional faz toda a diferença. Eu não sei se algum de vocês, meus leitores, já foram ajudados por alguém da CVV, mas na época que fui atrás deles eu me frustrei muito e recentemente fui na curiosidade de novo para saber se o problema persistia. Sabe qual o problema? A grande fila de espera. Você passa horas na fila do chat para conseguir atendimento. Eu esperei tanto na primeira vez e quando fui atendida eu senti que era ...

Como você faz para ser tão forte?

Há uns dias atrás recebi um e-mail de uma pessoa me perguntando como eu era tão forte. E eu não sabia nem como responder isso. Não me vejo assim tão forte, embora eu saiba que exista uma força dentro de mim maior que eu, que pode tanto me ajudar como me ferir. Mas isso todos nós temos, só não temos ideia  do tamanho da dimensão de tudo isso. Acredito que o fato de eu reconhecer minhas fraquezas e limites é o que me faz me manter firme e enfrentando a vida, apesar de todos os obstáculos. Nós temos o costume de nos esconder, principalmente quando não estamos tão bem assim. Eu já fiz muito isso e em alguns momentos faço. Mas quando vejo que não está tudo bem de verdade, eu procuro entender e encontrar o que eu posso fazer para sair disso. Converso com quem confio, olho com mais carinho para mim mesma. Tem dias que são tão difíceis que parece que dessa vez nós vamos aguentar. Mas o que ajuda a superar é justamente isso. É você olhar para si mesmo e reconhecer que você não es...