Quando estamos dentro de um quadro de Depressão, ao longo do tempo, parece mais inalcançável enxergar uma melhora. Quanto mais profunda a dor, mais difícil fica de acreditar que um dia ela vai embora e você vai voltar a enxergar a luz.
Quem fica preso dentro de uma Depressão por anos (come eu), acaba se acostumando com os dias monótonos e automáticos, mas nunca nos acostumamos com a tristeza profunda que não nos deixa. E é isso que faz com que os pensamentos suicidas permaneçam cada vez mais fortes.
Mas uma coisa é certa: a sua chance de melhorar só deixa de existir se você deixar de viver. Enquanto houver ar nos seus pulmões é possível voltar a sorrir. E eu enfrentei umas das crises mais graves de depressão nesses últimos dois anos, uma Depressão que veio acompanhada de um Transtorno de Ansiedade Generalizada que fez tudo ser ainda mais complicado do que já é por si só.
Um pouco antes de você começar a enxergar a vida de novo, provavelmente você vai enfrentar suas piores semanas dentro da doença. É aí que existe um risco altíssimo do suicídio, e eu enfrentei isso exatamente há duas semanas. E por que isso acontece? Porque uma hora você acaba sendo obrigada a voltar a fazer as coisas da sua vida que você havia abandonado.
No meu caso eu voltei ao trabalho, comecei a ter contato social de novo e isso começou a me deixar em um nível de ansiedade tão grande que eu entrei em Pânico e só pensava em tirar minha vida pra valer. Cheguei até planejar mas não coloquei nada em prática. Isso porque ao longo dos dias, voltar a sair, tomar sol, conversar com pessoas, tudo isso foi me revivendo aos poucos sem que eu percebesse.
E o que isso nos ensina? Que se isolar tanto das coisas que você gosta como das pessoas e da sua vida, só vai te fazer se afundar cada vez mais na Depressão. E a gente tá falando de uma doença que depende praticamente da nossa luta pra supera-la. O que eu quero dizer é que ninguém pode salvar a gente a não ser que a gente queira isso.
Se vocês me vissem no primeiro dia de trabalho e me vissem quinze dias depois não acreditariam que ambas se tratam da mesma pessoa. Quando eu achei que já tinha feito tudo pra tentar melhorar, eu tinha esquecido só o básico: voltar a viver. Não há remédio no mundo que te faça voltar a sorrir se você se fechar pra ele.
Passei por muitas fases, e a fase da tristeza e da desesperança e inclusive das ideacoes suicidas, duraram muito mais do que deveriam. E por isso eu não sei como sobrevivi.Mas hoje, apesar dos obstáculos da vida, eu sei que é possível sim sair do fundo do poço.
Eu saí. Você sairá também.

Comentários
Postar um comentário