Todos os dias eu tenho escrito algo sobre a minha Depressão e Ansiedade Generalizada, mas hoje eu só queria deixar uma palavra de ânimo e sinto que tenho propriedade para dizer isso porque estou enfrentando também essa luta.
Não quero encher você de mensagens positivas copiadas e coladas do Google, nem te dar uma falsa ilusão de que o caminho para superar a Depressão é fácil ou tem algum tipo de receita mágica a ser seguida.
O que eu quero dizer a você, é que como alguém que já tentou suicídio, que superou uma depressão severa há seis anos e que atualmente está na luta contra a doença novamente, é que há sim um caminho quente leva a cura.
Eu nunca gostei de usar o termo cura, porque dá a impressão de que se você superar nunca mais vai ter. E é normal, inclusive, você ter recaídas. Mas eu sei que é possível melhorar e voltar a ter amor pela vida.
Desde meus dez anos de idade eu comecei a ter pensamentos suicidas. No começo, eram apenas orações pedindo a Deus para me levar pra perto dele. E conforme eu fui crescendo e entendo que na verdade eu que teria que fazer algo para desistir da minha vida, a dor que já estava instalada em mim só crescia cada vez mais.
Parecia inimaginável viver sem ter vontade de ir embora para sempre. E quando eu fiz 21 anos e quase morri depois de uma tentativa de suicidio, pela primeira vez fiz tratamento psiquiatrico e terapia. Em seis meses aproximadamente eu estava bem, e pela primeira vez em onze anos eu vivi sem ter vontade de morrer.
Eu percebi o tempo que eu perdi sofrendo com Depressão, e que eu poderia ter sido uma pessoa muito mais feliz se eu tivesse feito o tratamento desde cedo. Até hoje eu me lembro da sensação libertadora de acordar todos os dias e gostar disso. De enfrentar os problemas de cabeça erguida, sem chorar e querer desistir de tudo.
Por isso, eu sei, que apesar do que estou enfrentando hoje, é possível enxergar a luz novamente. E só vamos sentir a felicidade de viver se não desistirmos da luta.
Se hoje estou aqui, escrevendo isso para você, é porque sobrevivi mais um dia. E quando você só pensa em suicídio todos os dias, e ainda sim continua caminhando para tentar melhorar, isso é digno de reconhecimento. Você é mais forte do que qualquer pessoa que está vivendo apesar de tudo, mas que ainda tem saúde mental.
Todos temos dores, problemas, tristezas e obstáculos. Mas quem está mal da saúde mental, tudo é duplicado. Quero muito que você leia isso e consiga enxergar a força que existe em você. Porque por mais clichê que pareça, você tem força e ela é muito maior do que você possa imaginar.
Um dia de cada vez, esse deve ser o nosso lema. Acolha o que você sente ao invés de ter vergonha. Nada disso foi sua escolha. Tenho certeza que vamos um dia ler tudo isso e entender com mais clareza como somos capazes de vencer uma luta, por mais que ela seja longa e difícil.
Nós precisamos reconhecer a nossa força. Isso já é o bastante. Não procure aprovação de ninguém. Você, acima de tudo, é o principal responsável pela sua melhora. Continue lutando, você está mais perto de vencer do que pode imaginar.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário