Uma das coisas que eu sempre lutei para evitar na minha vida, é acabar me vitimizando por conta de todos os traumas e situações difíceis que passei. E existe uma linha bem tênue entre você entender os seus limites e se priorizar E acabar se colocando no lugar de vítima em todas as situações mais complicadas.
Digo isso porque quando estamos passando por uma crise de depressão e/ou transtorno de Ansiedade Generalizada, no início sofremos demais e ao longo do tempo, ao perceber que nem todo mundo se importa e que você está nessa luta basicamente sozinho, você começa a se questionar muito sobre todos ao seu redor e até que ponto vale a pena se importar quando a recíproca não é verdadeira.
Em toda situação que eu era obrigada a enfrentar e me via extremamente mal, eu ficava, mesmo que inconscientemente, esperando alguém reconhecer minhas dificuldades e demostrar qualquer sentimento que denotasse empatia por mim. Basicamente meu cérebro queria ver alguém sentir pena de mim, numa tentativa desesperada de encontrar a sensação de ser compreendida em algum momento.
Aos poucos fui tentando entender até que ponto reconhecer minhas dores era importante, e em que ponto isso começava a virar vitimismo. Mas não me entenda mal, eu nunca tentei expor uma dificuldade minha para as pessoas, em busca de redenção, na verdade eu entendi que eu mesma tentava encontrar um motivo de pena que me fizesse aceitar minha falhas tentativas de continuar seguindo em frente.
Como exemplo, eu posso citar o dia que deveria ter voltado ao trabalho, mas por medo eu não fui. Estava em completo pânico e para que não me sentisse culpada, eu tentava me convencer de que estava fraca e frágil e que tudo bem se não conseguisse ir, ninguém sabia o que eu estava passando.
Quando você começa a se colocar no lugar de vítima, consequentemente você começa a validar desculpas para fugir do que você precisa fazer para melhorar. Você pode sim ter sido vítima de coisas que viveu em sua vida, mas isso não te torna uma pessoa fraca, muito pelo contrário, te fortalece ainda mais.
Tudo bem precisar descansar, e é fundamental reconhecer isso. É importante conhecer suas limitações e entender que em alguns casos você vai precisar simplesmente superar algum limite para evoluir. E não usar sua limitação para fugir de algo que te assuste. Essa é a diferença, entende?
Se colocar no lugar de vítima, ainda que inconsciente, te coloca numa posição de fracasso, de medo, ansiedade e insegurança. Você, mais do que qualquer pessoa, deve se fortalecer. Se proteger é totalmente diferente de se vitimizar.
Não esqueça disso. Nós podemos nos tornar nosso pior inimigo!
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário