Naturalmente, quando entramos em Depressão, com o passar do tempo acabamos nos afastando de tudo aquilo que gostávamos, porque de repente você não tem mais prazer em fazer nada, por conta da doença.
O excesso de pensamentos negativos e preocupações diárias, acabam deixando nossa mente sobrecarregadas e não conseguimos mais relaxar. É como se o nosso botão de desliga estivesse quebrado.
E como alguém que está enfrentando uma depressão profunda, posso afirmar o quanto difícil é esvaziar a mente nesse momento doloroso. Então resolvi, aos poucos, tentar encontrar coisas que me fizessem me desconectar desses pensamentos ruins. Coisas que me distraissem a ponto de eu não lembrar das sensações que a Depressão me provoca.
É o que eu chamo de se conectar com aquilo que te desconecta. É basicamente você encontrar coisas que te fazem esquecer completamente de tudo ao redor e que faz você conseguir se focar.
No meu caso, algumas coisas tem me ajudado. A primeira é a meditação. Toda manhã eu gosto de ouvir uma meditação guiada pelo Youtube. No começo você se distrai muito facilmente, mas com o passar do tempo você consegue manter o foco. A meditação ajuda você a se focar mais em si mesma e esvaziar a mente daquelas sensações ruins que acabam te perseguindo todos os dias. E o melhor é que tem meditação pra tudo: dormir, despertar, ansiedade, pânico, depressão e muito mais.
Outra coisa que me ajuda muito é o exercício físico. E faço em casa mesmo. Geralmente eu coloco uma série que gosto e foco na contagem das séries. Aliás eu faço em casa mesmo, e isso me ajuda a não ter desculpas do tipo: não fui pra academia hoje porque tava chovendo e etc.
O contato com animais também me ajuda muito a aliviar o turbilhão de pensamentos que invade a minha cabeça. Cuidar de um gato, cacho, passarinho ou o que você quiser, é uma grande terapia. Eu amo e sempre amei os animais e cuidar deles sempre me moveu. Consequentemente eu não poderia deixar de citar essa questão. Pra se ter uma ideia, mesmo na Depressão mais profunda eu nunca deixei de cuidar da minha gatinha, o que acabava me obrigado a me levantar mesmo sem vontade.
Tomar sol também é um alívio. Eu sinto como se Deus estivesse me abraçando e me protegendo. Eu só fico me concentrando no calor dele no meu corpo e isso me ajuda a não pensar em mais nada que me fragiliza.
Outra coisa que tem me ajudado demais é escrever. Não só aqui pra vocês, mas nos meus cadernos de desabafo. Eu falo do que sinto, eu falo do que eu aprendo para tentar ajudar alguém, eu escrevo e escrevo e isso me ajudar a não deixar nada que me machuque preso dentro de mim.
Você também precisa encontrar coisas que te façam se desconectar dos sentimentos negativos que a Depressão provoca. No início parece que você não encontra nada, mas você pode começar tentando uma das minhas técnicas. E quando você menos esperar vai acabar descobrindo muitas outras, que mais te ajude.
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma. Hoje foi mais um dia que vencemos a Depressão, afinal, se estamos vivos, isso já é um motivo para comemorar.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário