Desabafar com alguém é bem diferente de fazer terapia com um profissional. Talvez você que nunca foi a um bom psicólogo pense: Para que ir a um estranho falar das suas dores se você pode fazer isso com alguém que você ama e que pode contar não é mesmo?
Um certo dia, prestes a ter uma das piores crises de Depressão eu pedi a ajuda de um amigo. Disse que precisava ir a um médico psicólogo e psiquiatra, porque não sabia até quando conseguiria me manter segura. Sem tentar ferir minha vida.
Eu estava em total desespero e sabia que precisava de ajuda profissional. Entretanto, meu amigo disse que primeiro deveríamos conversar, e que se depois de desabafar eu não me sentisse bem aí sim ele me ajudaria a ir em um médico.
Será que isso foi uma decisão sensata? Pode ter certeza que não. Foi a decisão mais insensata que eu já fiz. Embora eu soubesse que precisava de um médico, não estava me sentindo racional o bastante para tomar decisões e acabei deixando os outros tomarem por mim.
E sim desabafei, e sim me senti mais leve, só naquele momento. Meses depois veio uma tentativa de suicídio que por pouco não foi eficiente.
Olha, ter alguém para conversar é importante mas só um profissional vai olhar sua situação com racionalidade e profissionalismo. Ele conseguirá enxergar se você precisa de remédios ou se a terapia em si vai funcionar.
O nosso amigo, mesmo que inconsciente trata a nossa situação de forma emocional. E por isso ele não é capaz de nos ajudar efetivamente. Você como amigo pode no máximo levar a pessoa para o médico, ajudar na compra de remédios e mostrar que está ali para todos os momentos.
Mas jamais tente tirar da cabeça de alguém a ideia de começar um tratamento profissional. Aliás, terapia deveria ser algo para todo mundo fazer. Não deveríamos procurar um psicólogo só quando a saúde mental apertasse.
Claro que não foi maldade do meu amigo. Quem não tem depressão não sabe a importância que o tratamento faz na vida de alguém. Ele é indispensável.
Quem me ofereceu a possibilidade de um tratamento efetivo não era meu amigo. Era só um colega que me procurou e disse que existia a chance ali, que eu poderia ir atrás. Eu eu nem sabia para falar a verdade.
A ajuda dele me abriu os olhos. Consegui fazer terapia e sim, mudou completamente minha vida. Eu sei que não é fácil sentar na frente de um estranho e começar a contar sobre sua vida, mas ir para um psicólogo é assim mesmo.
Precisamos ter a ciência de que terão profissionais que não iremos nos sentir a vontade. Profissionais ruins que vão nos fazer desanimar do tratamento. Mas precisamos tentar e ir testando.
Se você sabe que precisa se cuidar mais, então faça isso. Sua saúde emocional é o bem mais precioso que você pode ter. Sem ela, tudo literalmente desmorona. E sei disso por experiência própria.
Você pode sim desabafar, mas não esqueça de que isso é só mais um dos mecanismos de cuidado. O tratamento profissional é indispensável.

Comentários
Postar um comentário