Será que você já viveu uma relação tóxica? Seja com parceiro, família ou amigos? Pode parecer bobagem fazer esse tipo de pergunta porque parece ser tão óbvio quando alguém é tóxico com a gente não é mesmo? Mas não é.
Demorei anos para perceber que tive uma amizade tóxica. Na época eu achava que errava em tudo. Que eu não fazia nada direito. Tudo, absolutamente tudo que eu falava ou decidia fazer promovia algum descontentamento, briga, desentendimento.
A gente demora para perceber porque na maioria das vezes a pessoa tóxica te ajuda tanto que ela começa a te criticar o tempo todo e você acha que ela tem esse direito, porque você foi ajudado por ela e deve ser grato.
Claro. Precisamos ser gratos mas tudo tem limite. Eu lembro que eu achei que era uma amizade madura e verdadeira, porque brigávamos e nos entendíamos. Sempre que eu era repreendida eu achava que era porque a amizade queria meu bem.
Quando paro pra pensar que não, aquilo era tóxico para mim, fica difícil acreditar. Achamos que nunca vai acontecer com a gente não é mesmo?
Foi a época que mais me senti inútil. Olhava para mim e achava que eu não era capaz de fazer nada. Afinal, quando tem alguém no seu pé dizendo que tudo tá errado como é que você vai acreditar em si mesmo não é mesmo?
Sentia muita insegurança. Tinha medo de tomar decisões porque parecia que todas elas não tinham lógica alguma. Foi difícil demais viver aquilo, embora naquele momento eu não soubesse que aquilo tudo era tóxico para mim.
Quando me afastei, achei que tinha perdido amigos. Mas não. Foi um livramento. Não eram pessoas ruins, mas de alguma forma gostavam de ter esse mini fantoche chamado eu, porque quando paro pra pensar, eu era a única fantoche dali.
Quando eu decidia algo era reprimida. E eu me sentia culpada como se estivesse errada. E não, eu não estava. Que bom que as coisas passam e a gente amadurece não é mesmo?
Relação tóxica não é só seu namorado ou esposo, pode ser seus pais, irmãos e amigos. Nós mesmo somos tóxicos às vezes não é mesmo?
Devemos ter cuidado com quem a gente compartilha a nossa vida. Claro que precisamos aprender com erros, mas tudo tem seu equilíbrio. Se de repente você achar que tudo é culpa sua, que tudo que você faz está errado pense bem.
Será que isso tem lógica mesmo ou nós estamos nos sabotando? Aliás, será que alguém está te sabotando?
Você merece ser feliz. Não esqueça disso!

Comentários
Postar um comentário