Vamos falar hoje sobre o perigo do autodiagnóstico vinculado diretamente com a Depressão. Você já percebeu que muita gente abre a boca para dizer que já teve depressão e superou ou que está com depressão. A tristeza vem sendo confundida com uma doença grave.
Sabe, vou explicar um relato real que tive a chance de conhecer de perto. Uma pessoa certa vez, na tentativa de animar alguém emocionalmente abalado, mencionou que havia enfrentado a Depressão.
Olhando assim só por cima, talvez você pense como essa pessoa é guerreira e superou algo difícil não é mesmo? Mas você quer saber mesmo o que aconteceu?
Por passar por um momento difícil, a pessoa ficou cerca de uma semana muito triste, triste mesmo. A alimentação teve alterações, no peso também, era um desânimo tremendo. Mas aí a pessoa disse que não deixou que aquilo lhe abalasse e por vontade própria superou. E aí que vem mais um erro: “Se eu superei você também supera. Isso é coisa da mente e você pode controlar.” Quem nunca ouviu isso pelo menos uma vez na vida?
Primeiro que situação difícil todo mundo passa, tristeza é inerente ao ser humano. E sim, você pode ficar dias triste demais a ponto de achar que é depressão, mas não é. A tristeza profunda pode sim desencadear uma depressão, mas temos que parar de ficar nos autodiagnosticando. Até parece que não existe tristeza. Qualquer desânimo não é sinal de depressão.
Existem pessoas que até se orgulham que em dizer que tiveram depressão, como se fosse um troféu que você tem para mostrar aos outros. Sabe, o pior disso que a pessoa nunca teve a doença e muitas vezes usa esse relato para tentar ajudar alguém que de fato tem e na realidade só piora a situação do outro, deixando ele ainda mais para baixo.
Depressão não é modinha. É doença e precisa de tratamento.
Não se controla, porque se fosse tão simples controlar não teria tanta gente presa nessa difícil situação. Aliás, não é sinal de fraqueza da mente, como já ouvi outros dizerem. Se fossemos juntar as coisas que já nos disseram com relação a depressão daria um livro não é mesmo? Talvez eu me arrisque em dizer que uma das coisas mais difíceis da Depressão são as pessoas que dão opinião sem saber nada sobre o assunto.
Se você acredita que está com depressão procure um médico. Não faça autodiagnósticos. Não vamos nos precipitar, e se de fato você tem suspeitas, você precisa buscar ajuda profissional. É ela que vai te ajudar a superar tudo isso.

Comentários
Postar um comentário